Ao longo do curso de Química Industrial, o acadêmico deve realizar uma série de Atividades Complementares de Graduação (ACGs), obtendo um mínimo de carga horária. As normas para contabilização de ACG para o curso de Química Industrial da UFSM podem ser consultadas a seguir.
 
Ao final da página também disponibilizamos um formulário para solicitação da contabilização de ACGs e envio dos certificados e demais comprovantes necessários para cada atividade (preencher tantas vezes quanto for necessário). Em breve esta função estará disponível institucionalmente via Portal do Aluno.
 
 

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

 1) O Curso de Química Industrial terá no mínimo 90 horas como atividades complementares;
 2) Os alunos poderão realizar atividades complementares desde o primeiro semestre do Curso;
 3) As atividades complementares aceitas pelo Curso de Química Industrial estão descritas na resolução nº 022/99, Art. 3º;
 4) O aluno pode escolher quaisquer atividades complementares prevista na Resolução nº 022/99, Art.3º;
 5) O aproveitamento da carga horária seguirá os seguintes critérios:
ATIVIDADES CARGA HORÁRIA

 ACG9001

 ACG75026

 ACG75034

 Participação em eventos  05 horas (evento local)
 10 horas (Semana Acadêmica do CCNE e JAI UFSM)
 10 horas (evento estadual)
 15 horas (evento nacional)
 20 horas (evento internacional)
 ACG72983  Atuação em núcleos temáticos  10 horas 
 ACG9002  Atividades de extensão  25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)  
 ACG72981  Estágio extracurricular  1 hora para cada 6 horas trabalhadas (máximo de 60 horas)
 ACG9003  Iniciação científica e de pesquisa   25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)

 ACG73039 

 ACG9004  

 Apresentação de trabalhos

 OU

 Publicação de trabalhos

 05 horas (local)

 Máximo de 80 horas

 10 horas (Semana Acadêmica da UFSM e JAI UFSM)
 10 horas (estadual)
 15 horas (nacional)
 20 horas (internacional)
 ACG72979  Participação em órgãos colegiados  03 horas por semestre letivo 

 ACG9006

 ACG74581

 Monitoria e monitoria voluntária

 25 horas por semestre letivo (máximo de 75 horas)

 ACG75041  Participação em viagens de estudo  1 hora para cada 8 horas de participação (máximo de 10 horas) 
 ACG73226  Organização de eventos   10 horas por evento 
 ACG73227  Participação em diretório acadêmico  03 horas por semestre letivo 
 ACG75019  Cursos de língua estrangeira  1 hora para cada 5 horas de curso (máximo de 20 horas) 
 ACG75037  Cursos de aperfeiçoamento na área de formação  Carga horário do certificado (máximo de 20 horas) 
 6) Ficam estabelecidas as seguintes exigências para o aproveitamento das atividades:
 Participação em eventos  Certificado de participação
 Atuação em núcleos temáticos  Certificado de participação
 Atividades de extensão  Certificado de participação
 Estágio extracurricular  Atestado de participação e apresentação de relatório
 Iniciação científica e de pesquisa  Certificado de bolsista (Portal do Aluno) ou nome do projeto e registro no GAP, com declaração do professor orientador constando período de atividades
 Apresentação ou publicação de trabalhos  Certificado ou cópia da publicação, contendo pelo menos nome da revista, volume, ano e página inicial da publicação
 Participação em órgãos colegiados  Atas de reunião das quais participou
 Monitoria  Relatório de atividades do aluno ou certificado
 Participação em viagens de estudos  Declaração do professor responsável contendo freqüência do aluno
 Organização de eventos  Atestado de participação
 Participação em diretório acadêmico  Atestado de participação
 Cursos de língua estrangeira  Certificado com carga horária
 Cursos de aperfeiçoamento na área de formação  Certificado com carga horária
 7) As Atividades Complementares de Graduação devem ter relação com a área de formação do acadêmico. No entanto, será contabilizado um único certificado/comprovante por aluno que poderá ter temática livre (exceto na modalidade “Curso de Aperfeiçoamento”);
 8) Os alunos devem fornecer uma cópia de cada documento apresentado para fins de arquivamento;
 9) O controle das atividades é de responsabilidade do Colegiado do Curso, que se reunirá uma vez por semestre para avaliar os documentos apresentados pelo aluno; 
 10) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso.

 

FORMULÁRIO PARA CONTABILIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

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